sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Casa de Taipo



Casa de taipa você
Com o progresso se acabou
Igualmente ao engenho de pau
Que a anos o tempo levou
Ficou no meu coração
Somente a recordação
De um tempo bom que passou

Amargurado eu estou
Lembrando a sua estrutura
Casa de taipa você
Tinha muita mais doçura
Suas paredes de paus
Suas camas de jiraus
Era muito mais segura

Evoluiu a cultura
Você ficou no passado
Seu sótão feito de pau
Eu ainda estou lembrado
Sua madeira roliça
Trazia-nos uma premissa
De um fim desse passado

Um grande alpendre de lado
Deixava-lhe mais escura
Com o seu piso de barro
Com bastante espessura
O silêncio ali reinava
E o povo que ali morava
Tinha muita mais ternura

Sem desviar da cultura
Buscando uma harmonia
A casa de taipa era
Uma casa bem mais fria
Tinha ageróis definidos
Com muitos cipós tecidos
Pra lhe dar mais garantia

Diferente de hoje em dia
Que a estrutura é cimento
Com o ferro e argamassa
O homem faz seu invento
Busca a sua evolução
Desprezando a tradição
Dando-lhe mais sofrimento

Por tudo isso eu lamento
O fim de sua existência
Sem reclamar do presente
A ele eu peço clemência
Deixe-me viver o passado
Que hoje eu estou mergulhado
No mundo de violência

Busca  a sua permanência
Que o tempo veio e levou
Casa de taipa você
Muita saudade deixou
Igualmente ao engenho de pau
Que diminuiu um grau
De um passado que ficou

Dividido ainda estou
Entre o presente e o passado
Mesmo tendo regalias
Que o presente tem me dado
Olhando pra trás eu vejo
Que você é o desejo
Desse homem angustiado


Autor: Davi Calisto

3 comentários:

  1. PARABÉNS AMIGO.
    DAVI
    VOCÉ É UM GRANDE POETA.
    ADOREI Á SUA POESIA SÓBRE
    Á CASA DE PAU
    VC MIM FEIZ LEMBRA O MEU TEMPO DE CRIANÇA.
    TEMPO Q JAMAIS VOLTAR.
    VC JÁ GANHOU UM (FÁN)
    ##### UM GRANDE ABRAÇO..(DAMIÃO)

    ResponderExcluir
  2. Jesus te abençoe com esse grande dom, sou admiradora de quem faz poesia, poesia que retrata nosso povo, nossa cultura nordestina.E Antônio Martins tem um grande poeta, pena que essa nova geração não demostra valor nas coisas mas bonitas e educacionais.
    Bom dia.

    ResponderExcluir