quinta-feira, 14 de março de 2013

"MOTE: SE EU PUDESSE DARIA UM TROFEU/PRA O POETA E TAMBÉM PRA POESIA"



VERSOS EM DECASSÍLABOS EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DA POESIA.
ESCREVEU: DAVI CALISTO NETO.
ANTÔNIO MARTINS-RN, 14/03/2013.

Ao ouvir a viola em me embriago
O seu som me transporta ao além
E a voz do poeta me faz bem
Do passado os sentimentos eu trago
No presente a musa eu afago
Por se ela quem faz a maestria
Sou fanático por versos e cantoria
Pra o poeta eu tiro o meu chapéu
Se eu pudesse daria um troféu
Pra o poeta e também pra poesia  

Poesia é quem faz o homem ver
Com os olhos da alma e da razão
Poesia desperta a emoção
De quem ouve ou tenta escrever
Pra nascer um poeta tem que ter
Esse dom que o divino nele cria
Sem estudo ele tem sabedoria
Que quem dar é pai que está no céu
Se eu pudesse eu daria um troféu
Pra o poete e também pra poesia

O poeta eu tornava imortal
Poesia teria o seu destaque
E no campo da rima ele era o craque
Estampado na página do jornal
Cantoria tornava-se universal
Pela rima e por sua melodia
Se alguém rejeitasse a cantoria
Eu aí lhe tratava como um réu
Seu pudesse eu daria um troféu
Pra o poeta e também pra poesia 


Esse dom que transforma o ser humano
É capaz de mudanças radicais
Advindo dos nossos ancestrais
Da genética e do grande soberano
O poeta tem vida de Cigano
Que não para e nenhuma moradia
Como teto ele tem a noite fria
E a mesma lhe serve como um véu
Seu pudesse eu daria um troféu
Pra o poeta e também pra poesia 


O poeta seria eternizado
Por pensar de maneira diferente
Ser capaz de cantar o que se sente
Sem o mesmo ter sido informado
Penetrar no presente e no passado
Transformando tristeza em nostalgia
Seus problemas ele mesmo prenuncia
Por ser ele apenas um tabaréu
Seu pudesse eu daria um troféu
Pra o poeta e também pra poesia
















Nenhum comentário:

Postar um comentário