segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"MOTE: CADA VERSO QUE EU FAÇA É UMA PONTA/DOS RETALHOS DA NOSSA POESIA"



MOTE: CADA VERSO QUE EU FAÇA É UMA PONTA/DOS RETALHOS DA NOSSA POESIA.
ESCREVEU: DAVI CALISTO NETO
ANTÔNIO MARTINS-RN, 08/02/2012.


Numa busca constante da saudade
Fui rever o que pinto tinha feito
E senti que lá dentro do meu peito
Minha alma não tinha liberdade
Os seus versos me davam ansiedade
Sem saber como é que ele fazia
Sem estudo e com tanta maestria
Os seus versos pra mim é uma afronta
Cada verso que eu faça e uma ponta
Dos retalhos de nossa poesia

Numa casa do Ébrio bem versada
Encontrei a grandeza de Cancão
E os versos do grande Mufumbão
Numa folha amarela e desbotada
No ranchinho no meio da estrada
Num lugar onde havia cantoria
Os retalhos que ali ainda existia
De idade eu não tinha nem a conta
Cada verso que eu faça e uma ponta
Dos retalhos de nossa poesia

Na canção do exílio eu fui rever
A angustia daquele aventureiro
E nos versos de Ercílio Pinheiro
Eu tentei o seu drama descrever
Ele estava exilado sem dever
Pelo um ato de pura covardia
Na prisão ele fez o que sabia
Suas rimas até hoje se desponta
Cada verso que eu faça e uma ponta
Dos retalhos de nossa poesia

Zé Faustino gerou o rei do verso
O poeta Ivanildo Vila Nova
Que cantando até hoje deu a prova
O maior cantador do universo
Ninguém pode omitir o seu sucesso
Pois cantando ele é ainda quem mais cria
O seu verso contém filosofia
Mesmo velho ele hoje ainda apronta
Cada verso que eu faça e uma ponta
Dos retalhos de nossa poesia

Para mim foi Diniz o maioral
Um poeta com dotes diferentes
Foi quem mais enfeitou os seus repentes
Com as rimas e versos no plural
Um poeta acima do normal
Que cantava com muita garantia
Ao morrer não deixou segunda via
Pois quem morre não volta a prestar conta
Cada verso que eu faça e uma ponta
Dos retalhos de nossa poesia













Nenhum comentário:

Postar um comentário