quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"MOTE EM SETISSÍLABAS, DESCREVENDO O MOTE: SE A CIDADE FOSSE BOA/NÃO EXISTIA SERTÃO"




VERSOS EM SETISSÍLABAS, DESCREVENDO O MOTE: SE A CIDADE FOSSE BOA/NÃO EXISTIA SERTÃO.
ESCREVEU: DAVI CALISTO NETO

Só tem concreto e cimento
Nessas grandes capitais
As pessoas são rivais
E de pouco sentimento
Ninguém olha o sofrimento
Do próximo e nem do irmão
Em busca de posição
De medalha ou de coroa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

Uma grande correria
Com pessoas estressadas
As avenidas lotadas
A ninguém se dar bom dia
Ninguém em ninguém confia
Ninguém se fala de mão
Eu não sei por que razão
Ninguém ao outro perdoa 
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

Mesmo morando em choupana
No sertão me sinto bem
No meu rancho sempre tem
Uma garrafa de cana
Quando é no fim de semana
Pescar é a diversão
O meu almoço é pirão
Com peixe lá da lagoa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

Na casa humilde onde eu moro
De lado não tem rival
Vem gente da capital
E recebê-los eu adoro
A Deus do céu eu imploro
Para me dar condição
Arma a rede no oitão
Olhando a minha canoa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

A cidade tem de tudo
Isso eu posso admitir
Mas na hora de sorrir
O povo lá é sisudo
Vive pensando em estudo
Num mundo de evolução
Essa globalização
Tem esquecido a pessoa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

No sertão tem mais sossego
Por ter menos marginal
Enquanto na capital
Pra viver precisa emprego
A ninguém se pede arrego
Na hora da aflição
Impera a desunião
Não se respeita a patroa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

Ninguém conhece ninguém
O povo anda apressado
Sempre olhando de lado
Pensando que vem alguém
O sertão ainda tem
Um povo sem ambição
Mesmo sem ter condição
Seu caráter não leiloa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão

Nesse mar de incerteza
A cidade é inserida
E a qualidade vida
Já deixou de ter beleza
A sociedade indefesa
Pela marginalização
Vivendo sem opção
Mesmo quem está na proa
Se a cidade fosse boa
Não existia sertão 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário